Ciclo ou círculo vicioso?
Fonte: Unsplash
O nosso «100 erros» de hoje é sobre uma expressão que todos usamos, mas nem sempre da forma certa. Com certeza que já todos nós dissemos ou ouvimos as duas formulações: «ciclo vicioso» e «círculo vicioso».
E sim, todos percebemos o que alguém quer dizer quando usa uma ou outra expressão — a semântica, e portanto, o entendimento entre os falantes estão garantidos mesmo que a integridade da língua não esteja.
Contudo, para aqueles que, como nós, prezam o rigor da linguagem, saibam que há apenas uma expressão correcta entre estas duas, já que apenas uma delas significa exactamente o que queremos expressar.
Sem mais delongas, a única formulação correcta é «círculo vicioso».
Ora, quando ouvimos esta expressão — seja, erradamente, com o termo «ciclo», seja com «círculo» —, sabemos que o falante deseja sempre referir-se a um padrão do qual não se consegue ou se afigura, pelo menos, difícil sair. Usa-se portanto esta expressão com uma conotação negativa. E é fácil perceber porquê.
Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, «círculo» significa, entre várias acepções, uma «superfície plana limitada por uma linha curva; aquilo que limita, aprisiona». Em sentido figurado, fala-se, afinal, de uma sucessão de acontecimentos que se repete, daí o termo «círculo» — uma forma geométrica circunscrita, que começa e acaba no mesmo ponto — casar perfeitamente com a ideia de um vício, de qualquer coisa que se repete até à exaustão.
Já «ciclo» significa «um conjunto de factos, acções e obras que se sucedem no tempo e evoluem, marcando uma diferença entre o estágio inicial e o estágio conclusivo». Ora, «ciclo» pressupõe renovação, novidade, um início de um fim — o que é, por si só, incompatível com a ideia de algo vicioso e que de novo nada tem.
Abaixo podem, primeiramente, ler algumas frases com a expressão correcta, «círculo vicioso» e, logo a seguir, com a palavra «ciclo», para que consigam melhor perceber as diferenças.
Com «círculo vicioso»:
• «A Maria vai todos os dias ao casino. Ninguém a tira daquele círculo vicioso.»
• «Pensando bem, a vida é pouco mais do que um círculo vicioso, nascemos e morremos...»
• «Alimentar pensamentos negativos é nutrir um círculo vicioso de pessimismo!
Com «ciclo»:
• «A Vanessa vai agora para o 1.º ciclo da escola.»
• «Temos lido muito sobre o ciclo menstrual.»
• «O ciclo urbano da água é muito longo para saber de cor...»
Pois bem já sabem, apostem em ciclos de renovação e aprendizagem, mas fujam dos círculos viciosos, nomeadamente dos que eternizam perniciosos hábitos de escrita.
Feliz 2021!
Comentários