«Cilício» e «silício»


erros da língua palavras parecidas


No «100 erros» de hoje falamos-vos de duas palavrinhas homófonas — que se lêem exactamente da mesma forma mas têm grafias e significados diferentes. Embora não muito usadas no nosso dia-a-dia, é importante sabermos distinguir estes termos que, quando ouvidos ou lidos em certos contextos muito específicos, podem, pelo som idêntico, gerar alguma confusão. 

Referimo-nos aos termos cilício e silício. Já ouviram falar deles? Pois bem, se não, vamos a explicações, munindo-nos do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. 

Cilício com <c> vem do latim CILINICU e significa «uma túnica ou faixa de crina ou de um pano áspero e grosso» ou «um cinto ou cordão eriçado de cerdas ou correntes de ferro, cheio de pontas» usado como forma de penitência. Além disso, o cilício pode remeter para uma armação usada, em tempos, por soldados como protecção contra as armas de arremesso. Ademais, pode, em vez de designar a túnica de penitência que referimos, assumir o sentido figurado de «sacríficio e mortificação a que alguém se sujeita voluntariamente». 

Como vêem, o cilício evoca a ameaça de dor ou a própria dor — por mais bélicos ou mais redentores que sejam os propósitos que justificam o seu uso.

Já o termo silício com <s>, do latim SILEX, refere-se ao mineral cujo símbolo na tabela periódica é «Si», com o número 14, descoberto como elemento isolado pelo químico sueco Jöns Jacob Berzelius por volta de 1822. Hoje em dia o silício é usado para fazer louça, mas também no fabrico de componentes electrónicos. Aliás, é de tal modo relevante nesta indústria eletrotécnica que a Califórnia lhe atribuiu o nome de um vale: «Silicon Valley» (literalmente Vale do Silício). O silício tem ainda uma certa importância geológica — afinal, trata-se do segundo elemento químico mais abundante na nossa crosta terrestre.

Vejamos agora algumas frases com estas palavras para que, através do contexto, mais facilmente memorizemos a associação da grafia ao seu significado. 

Exemplos

a) São Tomás usava como forma de sacrifício uma túnica de cilício. Auch!
b) O silício é um mineral usado na indústria cerâmica e eletrotécnica.
c) A camisa de cilício é uma forma de castrar a carne, mas se os maiores pecados são os do pensamento...
d) Sabias que os chips do teu computador contêm silício?
e) Usa um colete de cilício e vais ver como se te acaba qualquer vício!
f) Em 1822, Berzelius, químico sueco, isolou pela primeira vez, de outros componentes, o silício.

Já sabem: procurem o silício na tabela periódica e o cilício em episódios bíblicos (ou sádicos) — se bem que vestir uma túnica de cilício por cada erro de português cometido talvez fosse a derradeira solução para preservar a língua intemerata, ainda que a carne ficasse um pouco macerada. Isso ou simplesmente ler, sem castigo, os textos da

Escrivaninha


Comentários

Anónimo disse…
Muito bem escrito!

Mensagens populares