Avançar para o conteúdo principal

Ter que estudar ou ter de estudar?



ter que e ter de













«Esta semana não posso ir jantar porque tenho que… de… estudar»
Quantos de nós tivemos esta dúvida? Quase todos, provavelmente.
E esta até é daquelas minimamente desculpáveis por ser relativamente difícil de detectar e bastante frequente. Contudo, a vulgaridade de um erro não pode ser desculpa para o cometermos e, menos ainda, para não evitarmos cair nele.
 Ambas as hipóteses estariam correctas, mas ter de e ter que não são sinónimos e, por isso, não devemos escolher utilizar uma ou outra como nos aprouver.

Para começar, ter de usa-se na formulação ter de + forma verbal no infinitivo e significa «tem o desejo», «tem a necessidade», «tem a obrigação» ou «tem um determinado dever em relação a alguma coisa».
Estes são os sentidos com que mais utilizamos o verbo ter — além de, claro está, quando este faz referência directa à posse («Eu tenho um carro). Vejam-se os seguintes exemplos:
1) «Peço desculpa, tenho mesmo de apanhar o comboio às 20h. Não posso ficar.»
2) «Temos de nos respeitar mutuamente para que a nossa relação resulte.»
3) «Tenho uma grande vontade de comer um gelado.»
 Neste caso o verbo ter tem um papel auxiliar e significa «ter necessidade de», «precisar de», «ser obrigado a», «dever».
Por outro lado, reza a gramática que na expressão ter que o verbo ter significa «ser detentor de», «estar na posse de», «desfrutar», «usufruir», «poder dispor de». Deste modo, é utilizado em casos como os que se seguem:
4) «Hoje não posso ir ao ginásio, tenho muito que fazer.»
5) «Ai, tenho tanto que estudar! Ainda não vi nada da matéria!»
6) «O meu avô é assim, tem sempre muito que contar.»
7) «Se lhe responderes bem, ele não vai ter que dizer.»
Nestas frases expressão ter que tem um valor final (isto é, refere-se a «para ver»). Atenção: em alguns destes casos podemos acabar por encontrar sintagmas que assumem um valor substantivo (isto é, que substituem nomes). Por exemplo:
8) «Ela não tem que fazer.»  Isto é, não faz nada; não tem afazeres.
Está demonstrado que ter de se distingue de ter que. O primeiro sugere obrigação e o segundo faz referência ao que está na posse de alguém.

Escrivaninha

Mensagens populares deste blogue

Corpo de Cristo: BD e bordado

Sempre fui avessa a bordados. Na primária tínhamos de fazer trabalhos para o dia da mãe em ponto de cruz. As minhas linhas sobrepunham-se caoticamente em nós, todos os dias perdia uma agulha e ia, com a minha mãe, a quem daria aquele pano com meia dúzia de rosas esparsas, comprar o efémero instrumento de trabalho.  Ficava à porta da retrosaria, com vergonha da vendedora. "Mas ela fica toda contente porque vende mais uma agulha!" animava-me a minha mãe, depois de me repreender levemente por ter perdido mais uma! .  Quem diria que a minha relação com o bordado se redimiria através de uma novela gráfica: Corpo de Cristo , da autora galega Bea Lema.  Há experiências artísticas anteriores que combinam narrativa e têxtil, de autores como Aurélie William Levaux, Thisou Dartois e Gareth Brookes. Além destes, são dignas de menção as antigas arpilleras chilenas , que inspiraram a autora: bordados artesanais criados por um grupo de mulheres de Isla Negra, entre 1970 e 1990, durante...

O particípio passado com valor adjetival

  A  palavra “passado” — não o passado que passou, mas o adjectivo — é muitas vezes erradamente utilizada.  A culpa do erro? Atribuimo-la à confusão com uma outra classe de palavra: o advérbio , que  não  varia em género (masculino e feminino) e número (singular e plural).  Por causa deste quipróquo, dizemos amiúde “passad o ”, mesmo quando deveríamos usar “passada”, “passadas” ou “passados”,  conforme a expressão a que o adjectivo diga respeito. E sta confusão acontece apenas quando se usa o adjectivo num contexto temporal, isto é, com o sentido de  determinado tempo volvido,  já que a ninguém ocorre usar sempre “passado” noutros contextos, como: " A camisa foi mal  passado ."  " Quero os bifes bem  passado , por favor!", " A tarde e a manhã foram bem  passado ."  Toda a gente diz, e bem: A camisa foi mal  passada .  Quero os bifes bem  passados , por favor!  A tarde e a manhã foram bem  pass...

Trás-os-Montes: o rural e o reverso

Obra de Nadir Afonso, pintor natural de Chaves. Que região tão contida no perímetro de um preconceito, bem como o povo (de buço, sem instrução) que, dizem alguns, fala a cantar e diz, dizemos, as sílabas todas: Trás-os-Montes. Sabemos já do nevoeiro no âmago do Inverno, das estradas torneadas à volta da montanha no caminho para as aldeias; das estalactites de gelo ao longo do caminho; de uma ou outra raposa, às vezes, um javali, se estivermos atentos; dos tons de castanho e de verde da paisagem. Esse, um dos lados de Trás-os-Montes. Os meus avós são a metonímia dessa ruralidade: os tempos de muito trabalho (lembro o epíteto de «bichos da palha», ganho pelo avô, Alípio, pelo seu cunhado, Arnaldo) depois da célere manhã de ceifa. Com eles, a minha avó Zelinda e a sua irmã Dora (nomes que se perderão), com pouco receio dos guardas franquistas, se completa o grupo dos protagonistas de histórias do trelo: o contrabando . A agricultura, o acomodar dos animais. As vacas, nomeá-las, vigiá-las ...