Estada ou estadia?

Uma bela estada num destino paradísiaco
Estada e estadia — uma batalha perdida?  | Foto de Unplash


Há umas semanas, acabada de chegar a um hotel, diziam-me na recepção: «Boa estadia!». Foi aqui que surgiu a ideia de escrever, na Escrivaninha, no próximo 100 erros, sobre esse par confuso que é «estada» e «estadia».

É certo que o erro está amplamente disseminado. Faça-se uma pesquisa no Google por férias e hotéis e percebe-se a confusão e a a praga das «estadias» usadas indiscriminadamente. Mas, como na Escrivaninha não acreditamos em batalhas perdidas e ainda temos esperança de que os nossos leitores comecem a generalizar a correcção, vamos a explicações.

«Estada» é um substantivo feminino que, segundo o Dicionário Morais, significa: «ato de estar, ficar em algum lugar; assistência, permanência, detença.» Pode também designar um «andaime armado numa parede alta para acabar a sua construção», apesar de esta acepção nos parecer muito pouco usada.

O sentido mais comum de «estada» é mesmo o primeiro. Para vos ajudar a memorizar, leiam os exemplos abaixo:

a) Desejamos-vos uma boa estada no Hotel Brio.

b) A nossa estada em Ibiza foi memorável. Voltamos?

c) Reserve já a sua estada de alto gabarito nos apartamentos Britto.

d) Durante a sua estada em Paris, o José comeu croissants todos os dias. 

Já o termo «estadia», com origem na palavra italiana «stallia», e tantas vezes confundido com o primeiro, designa: «a demora que o capitão do navio fretado para transporte de mercadorias é obrigado a fazer no porto» ou mesmo «a demora forçada do navio mercante no porto de destino.»

Usam-se também neste contexto palavras compostas como «sobre-estadia» e «sub-estadia» para designar respectivamente casos de estada prorrogada ou encurtada em relação àquela que era a estadia acordada contratualmente. «Estada» trata-se de uma palavra que à partida se usa num contexto bem mais específico, e, acreditamos, menos comum para a maioria das pessoas.

Vamos aos exemplos.

a) Há regras muito específicas sobre a estadia dos navios no porto.

b) Quanto vais pagar pela estadia do teu barco?

c) Lamento, mas vai pagar uma multa porque a estadia no porto de embarque prolongou-se além do acordado... 

d) As estadias de todos os meus barcos vão levar-me à ruína.

Já sabem: se eventualmente têm, quem sabe no Mónaco, um barco parado: cuidado com os valores da estadia! Se, como é mais provável, estão de férias, ou tão só a aproveitar a vida, desejamos-vos uma boa estada onde quer que estejam! 

Escrivaninha

 

Comentários

Anónimo disse…
Bom, tenho de viajar para começar a falar sobre as minhas estadas. Esclarecimento oportuno e divertido!

Mensagens populares