Cessão, sessão, cessação e secção



cessão, sessão, cessação e secção

Quatro termos tramados: cessão, sessão, cessação e secção.


No «100 erros» de hoje falamos-vos de quatro termos que em nada são iguais mas que, amiúde, são confundidos entre aqueles que escrevem. Referimo-nos a quatro palavrinhas que têm algumas semelhanças, mas que ostentam sobretudo as suas diferenças. Vejamo-las.

Duas dessas palavras são homófonas, o que significa dizer que têm o mesmo som, mas escrevem-se de maneiras diferentes, tendo, obviamente, significados também diferentes. Falamos dos termos cessão e sessão.

A palavra cessão tem várias acepções, podendo significar o «acto ou efeito de ceder, a transmissão de um bem ou direito a outrem através de uma quota», «o acto de desistir de algo ou de renunciar a alguma coisa; «a acção de dar permissão» etc.

Leiamos alguns exemplos do uso deste termo:

1) «A cessão dos bens foi justa.»
2) «Diga sim à cessão de material escolar àqueles que mais precisam.»
3) «Claro que cessão e cessação são coisas diferentes!«

Em segundo lugar, temos a palavra sessão — esta é talvez a que menos dúvidas oferece — que tem o sentido de «encontro, reunião ou momento, período em que um grupo de pessoas se reúne, discutindo, deliberando».

Exemplos:

4) «Está aberta a sessão! — diz o juiz.»
5) «Na sessão de hoje falaremos de Camões.»
6) «A sessão com o psiquiatra é infrutífera.»

Em terceiro lugar, temos a palavra cessação que significa «o acto de cessar, de pôr fim a alguma coisa ou de interromper, suspender, anular, descontinuar».

Vejamos as frases:

7) «Vamos proceder à cessação do contracto.»
8) «A escola prevê a cessação de todas as visitas de estudo devido à pandemia de Covid-19.»
9) «Depois da cessação da licença de maternidade, regresso ao trabalho».
 
Por último, temos a palavra que melhor se diferencia das outras duas devido à sua pronúncia: secção — sim aquele <c> do saudoso Acordo Ortográfico de 45 ajudava muito a não confundir o termo — agora, no Acordo de 90 grafado <seção> —, com «cessão», não é verdade? 

Secção significa o «local onde algo foi dividido, separado de uma outra coisa, parcela, subdivisão de uma obra em capítulos, por exemplo, de um organismo, de um departamento« etc.

Vejamos algumas frases com este vocábulo que, aqui, no blogue da Escrivaninha, decidimos, grafar conforme o Acordo Ortográfico de 45:

10) «Na secção da banda desenhada, não havia nada do Will Eisner.»
11) «Sim, pode devolver o móvel na secção das devoluções.»
12) «A secção da roupa feminina fica à direita.»

Além destes termos, existe ainda um quinto vocábulo, sessação que se poderia incluir neste grupo de palavras parecidas e que diz respeito ao ato de peneirar. Utiliza-se em frases como: «A sessação dos grãos pequenos dos maiores é essencial».

Este último é, contudo, muito pouco usado (o que explica que lhe dediquemos apenas estas linhas).

Como já devem estar cansados, despedimo-nos. Já sabem que numa breve sessão de leitura como esta, na secção «100 erros» do nosso blogue, podem contar com a cessão de esclarecimentos vários sobre a língua e com a cessação das vossas dúvidas! ;)

Escrivaninha

Comentários

Mensagens populares