Avançar para o conteúdo principal

Descriminar vs Discriminar





Quando decidi sair de uma certa empresa onde trabalhei como redactora do departamento comercial, a minha certeza em fazê-lo tornou-se ainda mais firme quando recebi as contas finais descriminadas em vez de discriminadas — e isto sem querer discriminar (muito) o dito grupo de comunicação social.
De facto, muitos de nós, mesmo falando e escrevendo com propriedade sobre determinados assuntos, quando emitimos uma opinião, quando falamos das leituras que fizemos, ou quando damos um ar da nossa graça e da nossa cultura, por vezes lá cometemos este lapso que logo mancha o mais erudito perfil.
Na verdade, descriminar e discriminar são duas palavras semelhantes mas com grafias e significados diferentes. Por isso, memorizemos esta breve explicação e deixemos, de uma vez por todas, de as confundir.
Discriminar significa «separar, discernir, distinguir, tratar de modo desigual ou injusto alguém, no que concerne ao cariz sexual, étnico, religioso» etc. Por outro lado, descriminar significa «tirar a culpa de alguém», ou seja «descriminalizar, absolver, inocentar».
Olhemos, então, para as seguintes frases:
1) «A Joana foi discriminada pelo seu tom de pele».
2) «Carolina, envio o ficheiro com as suas contas finais discriminadas».
Na frase 1), percebemos que a Joana foi discriminada, ou seja, posta de parte, segregada — vítima de um acto xenófobo e, portanto, muito negativo. Na frase 2) o significado é também o de “separar, distinguir”, mas aplica-se à ideia de uma apresentação eventualmente listada, que distingue os diferentes valores devidos à Carolina.
Em suma, discriminar significa «distinguir» ou «separar» — para o bem ou para o mal, como se costuma dizer.
Vejamos agora a seguinte frase:
3) «O Manuel foi descriminado daquilo de que tinha sido acusado».
Na frase 3), percebemos que o Manuel foi absolvido de um crime de que o incriminavam. Foi, portanto, declarado inocente.
Lembrem-se: discirnam, discriminem os significados destas duas palavras e auto-descriminem-se, finalmente, deste intolerável delito contra a língua portuguesa! :)
Escrivaninha

Mensagens populares deste blogue

Corpo de Cristo: BD e bordado

Sempre fui avessa a bordados. Na primária tínhamos de fazer trabalhos para o dia da mãe em ponto de cruz. As minhas linhas sobrepunham-se caoticamente em nós, todos os dias perdia uma agulha e ia, com a minha mãe, a quem daria aquele pano com meia dúzia de rosas esparsas, comprar o efémero instrumento de trabalho.  Ficava à porta da retrosaria, com vergonha da vendedora. "Mas ela fica toda contente porque vende mais uma agulha!" animava-me a minha mãe, depois de me repreender levemente por ter perdido mais uma! .  Quem diria que a minha relação com o bordado se redimiria através de uma novela gráfica: Corpo de Cristo , da autora galega Bea Lema.  Há experiências artísticas anteriores que combinam narrativa e têxtil, de autores como Aurélie William Levaux, Thisou Dartois e Gareth Brookes. Além destes, são dignas de menção as antigas arpilleras chilenas , que inspiraram a autora: bordados artesanais criados por um grupo de mulheres de Isla Negra, entre 1970 e 1990, durante...

O particípio passado com valor adjetival

  A  palavra “passado” — não o passado que passou, mas o adjectivo — é muitas vezes erradamente utilizada.  A culpa do erro? Atribuimo-la à confusão com uma outra classe de palavra: o advérbio , que  não  varia em género (masculino e feminino) e número (singular e plural).  Por causa deste quipróquo, dizemos amiúde “passad o ”, mesmo quando deveríamos usar “passada”, “passadas” ou “passados”,  conforme a expressão a que o adjectivo diga respeito. E sta confusão acontece apenas quando se usa o adjectivo num contexto temporal, isto é, com o sentido de  determinado tempo volvido,  já que a ninguém ocorre usar sempre “passado” noutros contextos, como: " A camisa foi mal  passado ."  " Quero os bifes bem  passado , por favor!", " A tarde e a manhã foram bem  passado ."  Toda a gente diz, e bem: A camisa foi mal  passada .  Quero os bifes bem  passados , por favor!  A tarde e a manhã foram bem  pass...

Trás-os-Montes: o rural e o reverso

Obra de Nadir Afonso, pintor natural de Chaves. Que região tão contida no perímetro de um preconceito, bem como o povo (de buço, sem instrução) que, dizem alguns, fala a cantar e diz, dizemos, as sílabas todas: Trás-os-Montes. Sabemos já do nevoeiro no âmago do Inverno, das estradas torneadas à volta da montanha no caminho para as aldeias; das estalactites de gelo ao longo do caminho; de uma ou outra raposa, às vezes, um javali, se estivermos atentos; dos tons de castanho e de verde da paisagem. Esse, um dos lados de Trás-os-Montes. Os meus avós são a metonímia dessa ruralidade: os tempos de muito trabalho (lembro o epíteto de «bichos da palha», ganho pelo avô, Alípio, pelo seu cunhado, Arnaldo) depois da célere manhã de ceifa. Com eles, a minha avó Zelinda e a sua irmã Dora (nomes que se perderão), com pouco receio dos guardas franquistas, se completa o grupo dos protagonistas de histórias do trelo: o contrabando . A agricultura, o acomodar dos animais. As vacas, nomeá-las, vigiá-las ...