Diz-me tu: é “o” ou “u”?




No outro dia, uma aluna enviou-me, no final do seu e-mail, “comprimentos” em vez de “cumprimentos”. E porque as gralhas e erros têm, às vezes, o estranho poder de quase nos convencer, também eu fiquei ali uns segundos a ponderar: mas não, havia ali, de facto, um lapso.
A aluna de que falo é estrangeira, está a aprender português do nível A2 e, entre todas as informações que processa sobre a complexa língua portuguesa, esta apresenta-se, decerto, na sua cabeça, como um pormenor — que com tempo e estudo, certamente, limará. Isto para dizer que em alunos estrangeiros — especialmente naqueles muito bons, como é o caso — este é um lapso totalmente perdoável.
Contudo, esta confusão continua a observar-se em abundância por entre os discursos de vários nativos, adultos feitos e com as aulas de português (de outrora) em dia. Ora nesses, meus caros, o erro é praticamente imperdoável. Mas porque temos de manter essa espécie rara de exímios falantes, vamos lá distinguir, de novo, os lugares do “o” e do “u” nessas palavras semelhantes: comprimento e cumprimento.
comprimento é prático. Lembrem-se da fita métrica, da bricolage — aí está ele. O comprimento da mesa, do tapete, da moldura, das calças, ou seja, a medida em si designa-se “comprimento”, com o rotundo “o”, como no exemplo:
1) “O comprimento das calças está óptimo.”



Por outro lado, o substantivo cumprimento com “u” aplica-se à solenidade do “cumprimento de uma determinada tarefa”, ao “cumprimento de um dever”, em frases como:
2) “Pedimos a todos o cumprimento das regras da biblioteca.”
3) “O cumprimento dos limites de velocidade é crucial para uma condução segura.”
A palavra cumprimento também equivale à primeira pessoa do verbo “cumprimentar” do presente do indicativo. E, além disso, os cumprimentos que se enviam por simpatia e/ou formalidade são também grafados com “u”:
“Envie à D. Isabel os meus cumprimentos.”
Resta-me desejar-vos o cumprimento destas singelas regras, por maior que seja o comprimento da vossa hesitação.
Cumprimentos,
Escrivaninha

Comentários

Mensagens populares